segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um olhar crítico


“Comunicação é diálogo” é um texto de Eugênio Bucci, formado em Jornalismo e Direito e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Seu texto aborda o papel desempenhado pelo jornalismo – e toda área de comunicação social – que se deixa manipular por correntes políticas e muitas vezes não exerce de maneira correta sua principal função.
O autor opina que os meios de comunicação deixam-se corromper pelos poderes econômico ou político, fazendo prevalecer o interesse de quem os exerce. Bucci diz, sobre o campo político, que o jornalismo ao se deixar reger pelas disputas partidárias renuncia às suas funções – aquelas próprias da imprensa. Segundo o autor isso ocorre de tal modo que a própria política sai prejudicada. Ainda nessa linha ele diz que a imprensa não deve se deixar influenciar pelos embates partidários e cabe a ela observar e cobrir os fatos a partir de uma visão externa para não se tornar uma porta-voz das correntes políticas. Para ele, a imprensa deve exercer seu papel com uma posição aberta, dando ao cidadão a possibilidade de interagir junto às informações por ela divulgada, de forma que possibilite voz ao público. Por fim, ele diz que a comunicação social e o jornalismo não devem se contaminar com as disputas partidárias, pois isso é o que impede a sua capacidade de criar pontes de diálogo.
O órgão de imprensa tem o poder de manipular os fatos, apresentá-los a partir de seu ponto de vista, distorcendo as informações por ele divulgadas. Mesmo assim, é visível que a comunicação social e o jornalismo têm-se deixado enraizar pelas manipulações do governo e oposição, tornando-se assim, um objeto de interesse partidário. O jornalismo tem a função de promover diálogos, permitindo à sociedade criar sua concepção sobre os assuntos por ele apresentado, muito embora, como temos visto, isso não venha ocorrendo. A imprensa deve ser usada para informar e permitir o entendimento dos fatos.
Baseio-me no ponto de vista do autor, concordando com sua abordagem.
Bucci deixa claro sua opinião e expõe argumentos concretos e valorativos para a elaboração do seu texto. Desse modo, não discordo em momento algum de sua visão, pois levo em conta que o papel da imprensa é sim de permitir o diálogo das idéias no espaço público, dando ao cidadão o direito de interagir com as informações.
O texto é uma expressão do que vem acontecendo com o mundo jornalístico e a área de comunicação social. O autor aborda a temática da falta de diálogo na sociedade brasileira mostrando a deficiência do jornalismo em prestar seus serviços, deixando-se reger pelas manipulações políticas e, assim, abdicando de seu compromisso com o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário